Um pouco sobre as Técnicas Alternativas

A terapia alternativa é utilizada para indicar práticas médicas baseadas em evidências. Ela possui princípios catalogados e diferem na forma de acesso, podendo ser diferenciadas em:

  1. Terapias que adotam o uso externo de substâncias de origem vegetal, animal ou mineral;
  2. Terapias que adotam o uso interno de substâncias de origem vegetal, animal ou mineral;
  3. Terapias que não utilizam substâncias.

Medicina Integral

Uma nova tendência vem surgindo na medicina e está sendo chamada de Medicina Integral. Através dela nós não dividimos o corpo em partes para realizar seu tratamento como a medicina convencional, mas sim partimos do pressuposto que o ser humano é um todo indivisível, com isso a doença deve ser entendia e tratada como um todo, com uma visão de integridade.

Esse não é um movimento complementar e sim amplo, qualquer médico mesmo que especialista em uma área deve se atentar para os aspectos psicológicos de seu paciente, pois esses são importantes para o tratamento ou cura do mesmo.

Terapia Chinesa

Terapia Chinesa é a denominação para um conjunto de práticas desenvolvidas ao longo de milhares de anos na história. Ela fundamenta-se em uma estrutura teórica sistemática abrangente com natureza filosófica.

Ela utiliza como base as leis complexas que fundamentam o funcionamento do organismo humano e sua interação com o ambiente e os ciclos na natureza, com isso busca realizar tanto o tratamento das doenças quanto a manutenção da saúde através de diversos métodos.

Terapia Tibetana

A dependência da nossa humanidade com a natureza para nosso sustento e sobrevivência, fez com que o instinto de saúde e conhecimento acumulado a descoberta de certos remédios à partir de fontes naturais para cura. Ela é um dos sistemas mais antigos do mundo, mas seus princípios continuam verdadeiros e relevantes até hoje.

A terapia tibetana é uma arte, ciência e filosofia para oferecer uma abordagem holística à saúde. Ela é uma arte, pois utiliza técnicas para diagnóstico baseado na criatividade. É uma ciência, pois seus princípios são enumerados em uma estrutura sistemática e lógica. É uma filosofia, pois possui princípios fundamentais éticos. Através dela conseguimos o entendimento de emoções e da forma como isso afeta nosso sistema físico.

Conheça a
Dra. Ingrid

Graduada na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) Residência médica de pediatria no Hospital Municipal da Piedade Residência médica de pneumologia pediátrica no Hospital Federal dos Servidores do Estado Pós Graduação em homeopatia...

Conheça mais sobre a Dra.